Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Alemanha impotente para travar vinda de crianças marginais

O governo alemão, liderado por Angela Merkel, divulgou não poder proibir a vinda de crianças marginais para Portugal. Desde Junho, foi registada, sobretudo no Algarve, a presença de cem menores alemães em programas clandestinos de educação.
2 de Fevereiro de 2011 às 13:45
Angela Merkel recusa responsabilidade no envio de crianças para Portugal
Angela Merkel recusa responsabilidade no envio de crianças para Portugal FOTO: D.R.

O ministério da família alemão informou que a decisão  sobre o envio de jovens em situação de risco para o estrangeiro cabe a entidades de uma determinada autarquia e, de acordo com a Constituição alemã,  os governos regionais só dispõem de competências limitadas para controlar  esta situação. Por sua vez, o governo federal "não pode proibir ou ordenar" as viagens  em questão.

O governo alemão reconhece esta impotência depois de revelar que recebeu em  finais de 2009, princípios de 2010, pedidos de explicações sobre o envio  para Portugal de crianças e jovens em risco, sem consulta prévia das autoridades  portuguesas.     

As interpelações foram feitas pelo ministério público do Algarve e pela  segurança social portuguesa, adiantou o ministério alemão dos seniores,  da família e da juventude, em resposta a um questionário enviado pela agência  Lusa.

Recorde-se, que o presidente do Instituto da Segurança Social, Edmundo Martinho, divulgou que está em curso uma operação para terminar com a presença sem conhecimento das autoridades portugueses de menores alemães em famílias de acolhimento.

Nesta acção foi registada a presença de cem menores, sendo que 30 deles foram já reenviados para a Alemanha.

No que o canal de televisão ZDF classificou de "mafia social", famílias alemãs recebem cerca de três mil euros por mês para ter crianças até aos 18 anos em Portugal. Com a chegada da idade adulta são suspensos os subsídios o que para muitos jovens representa ausência de soluções com a agravante de viverem no estrangeiro.    

Alemanha Portugal Menores
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)