Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

ALENTEJO DESEJA ANIMAIS DE BAGDAD

Os proprietários do Badoca Park, parque animal situado em Santiago do Cacém, no Litoral Alentejano, estão dispostos a acolher neste recinto os animais em risco que sobraram às pilhagens no Jardim Zoológico Hashin Mohamed Husein, em Bagdad, no Iraque.
26 de Abril de 2003 às 00:00
Devido à guerra, grande parte das espécies que habitam no zoo da capital iraquiana e em outros parques animais deste país, ficaram às portas da morte face à inexistência de comida e de tratamentos veterinários.
Nesse sentido, segundo referiu ao Correio da Manhã um dos proprietários do Badoca, este parque tem as portas abertas para receber em breve alguns desses animais, sobretudo herbívoros.
“No âmbito da reconstrução daquele país queremos manifestar a nossa solidariedade e prestar uma ajuda humanitária recebendo temporariamente no nosso parque os animais carenciados do zoo de Bagdad”, disse um dos proprietários do Badoca, José Simões de Almeida.
Devido às características do parque, este responsável, sublinhou, no entanto, que não poderá receber leões, tigres, leopardos ou outros animais felinos, nem animais de grande porte, como elefantes ou ursos.
“Mas podemos receber aves, zebras, girafas, búfalos e veados”, acrescentou, referindo, em seguida, que: “Pretendemos que esta intenção seja conjugada com os interesses de Portugal e, nesse sentido, através do CM, queremos manifestar a nossa disponibilidade ao Governo”.
UMA HISTÓRIA DE SUCESSO
Adquirido em Maio de 1999, o Badoca Park, situado perto da praia e entre as localidades de Santiago do Cacém e Sines, tem vindo sempre a crescer. Neste parque animal, milhares de visitantes, desde crianças a idosos, já poderam conviver de bem perto com dezenas de animais. No início, eram os búfalos, os veados, os gamos, as avestruzes, as zebras e diversas espécies de aves. Depois foi adquirida uma girafa e os macacos. Nos últimos meses o parque conta também com uma família de tigres, tendo na altura o CM acompanhado o nascimento da primeira cria. As viagens pelo meio da Natureza, onde se sente o mundo selvagem e a adrenalina de um autêntico ‘safari’, são uma das atracções do parque. Além disso, o Badoca Park dispõe também de um restaurante, loja, parque de diversões e de merendas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)