O despiste de uma carrinha que transportava vacinas contra a Covid-19, na A2, em direção ao Sul, provocou na manhã desta quarta-feira ferimentos no motorista, que foi transportado pelos bombeiros ao Serviço de Urgência Básica de Alcávcer do Sal.
De acordo com a Proteção Civil, o acidente ocorreu ao km 60, pelas 11h30, e a carrinha ficou tombada lateralmente. As vacinas, sabe o CM, foram imediatamente transferidas para as viaturas da GNR que faziam a escolta e seguiram viagem para o destino. O CM já perguntou ao Ministério da Saúde se as vacinas foram danificadas e em concreto qual o destino.
O socorro foi prestado pelos bombeiros de Águas de Moura, GNR (que fazia a escolta) e Brisa.
A carrinha transportava 152 frascos de vacinas da BioNtech-Pfizer que estavam em distribuição para pontos de vacinação, no Alentejo, confirmou ao CM fonte oficial do Ministério da Saúde.
"O motorista da viatura encontra-se bem. Os frascos de vacinas foram imediatamente transportados pela equipa da GNR que estava a fazer a escolta do transporte, para o Centro Hospitalar mais próximo do local", refere a mesma fonte.
As vacinas "estão, neste momento, a ser avaliadas por uma equipa farmacêutica, em articulação com o INFARMED, de forma a verificar se as suas propriedades se mantêm".
O Ministério da Saúde garante ainda que "Para suprir os pontos de vacinação restantes da rota que não estava, ainda, concluída, já seguiram outros frascos de vacinas, de modo a garantir a continuidade do plano de vacinação, tal como previsto".