Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Explosão em pedreira faz dois feridos graves em Marco de Canaveses

Foram mobilizados para o local 17 operacionais apoiados por sete viaturas e dois meios aéreos.
26 de Abril de 2019 às 10:37
A carregar o vídeo ...
Foram mobilizados para o local 17 operacionais apoiados por sete viaturas e dois meios aéreos.
Dois trabalhadores ficaram esta sexta-feira feridos com gravidade na sequência de uma explosão de pólvora numa pedreira em Alpendurada, Marco de Canaveses, desconhecendo-se a gravidade das lesões, disse à Lusa fonte dos bombeiros.

De acordo com a Proteção Civil, o alerta foi dado às 09h04.

Segundo a corporação de Marco de Canaveses (distrito de Porto), encontram-se no local do acidente vários meios de socorro, incluindo dois helicópteros e as viaturas de emergência médica do Vale do Sousa e do Hospital de São João.

Às 10h35, as vítimas encontravam-se a ser assistidas no local.

Na localidade de Alpendurada e freguesias vizinhas localiza-se o maior polo do país de extração e transformação de granito, com dezenas de pedreiras, dando emprego a milhares de trabalhadores.

Os dois feridos, ambos do sexo masculino, foram assistidos no local do acidente por meios médicos das viaturas de emergência dos hospitais do Vale do Sousa, de Penafiel, e de São João, do Porto, apoiados pelos bombeiros de Marco de Canaveses.

As vítimas já foram transportadas para o Hospital de Coimbra, com queimaduras no corpo e nas vias aéreas.

As causas do acidente ainda não são conhecidas. A GNR encontra-se a verificar as circunstâncias da explosão.

O CM apurou que na zona da explosão encontravam-se, pelo menos, três trabalhadores.

Segundo a proteção civil municipal, o acidente envolveu uma explosão de pólvora na pedreira Fernando Almeida & Filhos, em Alpendurada, no sul do concelho de Marco de Canaveses.

Fonte no local disse à Lusa que a pedreira, considerada de grande dimensão, se localiza na zona industrial do Ladário e que nas proximidades não há habitações.


Feridos manuseavam explosivos

Os dois homens que esta sexta-feira ficaram feridos com gravidade numa pedreira em Marco de Canaveses manuseavam explosivos quando ocorreu o acidente, disse à Lusa fonte dos bombeiros.

Apesar da gravidade das queimaduras sofridas na face e nas vias respiratórias, as duas vítimas, ambas residentes em Penafiel, não deverão correr perigo de vida, de acordo com o comandante Sérgio Silva.

Um dos feridos foi transferido de helicóptero para um hospital de Coimbra e o segundo foi encaminhado para a mesma unidade, mas de ambulância, devido a alegados problemas técnicos observados na segunda aeronave destacada para a ocorrência, acrescentou.

Após o acidente, ocorrido pouco depois das 09h00, as duas vítimas foram assistidas no local por meios médicos das viaturas de emergência dos hospitais do Vale do Sousa, de Penafiel, e de São João, do Porto, apoiados pelos bombeiros de Marco de Canaveses.

Segundo a proteção civil municipal, já foram iniciadas pelas autoridades competentes as investigações às circunstâncias da explosão de pólvora na pedreira Fernando Almeida & Filhos, localizada em Alpendurada, no sul do concelho de Marco de Canaveses, no distrito do Porto.
Marco de Canaveses pedreira feridos explosão operacionais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)