Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Bombeiro ferido no combate às chamas em Tomar. Avião obrigado a amarar após falha no motor

No terreno estão mais de 300 operacionais apoiados por dez meios aéreos.
Lusa e Correio da Manhã 3 de Agosto de 2019 às 17:33
A carregar o vídeo ...
Chamas estão a lavrar com "alguma intensidade" nos concelhos de Abrantes e Constância.
Mais de 400 operacionais apoiados por mais de 100 viaturas estão a combater um incêndio numa zona florestal em Tomar, Santarém. 

Uma viatura dos bombeiros de Abrantes ficou parcialmente destruída e um bombeiro ficou ferido, com queimaduras nos membros inferiores, durante o combate às chamas.

O CM sabe ainda que um avião Canadair de combate a incêndios foi obrigado a amarar na barragem de Castelo de Bode, após uma falha no motor. 

"Um avião anfíbio pesado (Canadair CL215), de indicativo operacional Alfa 2, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, amarou esta tarde na Barragem de Castelo de Bode, após abortar a descolagem na sequência de uma operação de scooping", esclareceu a Proteção Civil em comunicado.

De acordo com o CDOS de Santarém, as chamas entraram nos concelhos de Abrantes e Constância. Pelas 22h30 o fogo ainda estava ativo e a lavrar com "alguma intensidade". A intensidade do vento está a dificultar o combate no terreno. 

Segundo a mesma fonte, uma das frentes dirige-se para a zona da aldeia de Montalvo, no concelho de Constância, mas os bombeiros estão no local para fazer "o perímetro de segurança".

Ao início da noite outra frente esteve perto da aldeia de Martinchel, no concelho de Abrantes. Contudo, nesta zona, o fogo já está agora em fase de rescaldo.

A lavrar numa zona de "povoamento florestal", o incêndio deflagrou, pelas 16h10, na localidade de Contraste, na freguesia de São Pedro de Tomar, no concelho de Tomar, refere a ANEPC, na sua página na Internet.

Incêndios no Sabugal e em Proença-a-Nova

Mais de 100 bombeiros combatem desde as 17h51 um incêndio no concelho do Sabugal com uma frente ativa. Em Proença-a-Nova cerca de 90 operacionais estão no teatro de operações a combater um fogo que já se encontra em fase de rescaldo.
São Pedro de Tomar Santarém ANEPC acidentes e desastres incêndios
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)