Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Morreu homem atingido a tiro em escola na Nazaré

Desentendimento entre familiares de um aluno da escola estará na origem do incidente.
29 de Janeiro de 2018 às 10:58
Morreu o homem de 67 anos que foi atingido a tiro, esta manhã de segunda-feira, durante um tiroteio que levou ao encerramento da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, na Nazaré. A informação foi confirmada pelo Hospital de Santo André, de Leiria.

De acordo com o hospital, o homem, de 67 anos de idade, foi "admitido na emergência em manobras de Suporte Avançado de Vida, efetuadas pela equipa da VMER", e foram tentadas manobras de reanimação "sem sucesso, sendo verificado o óbito". Ainda segundo o hospital, a vítima apresentava "lesões provocadas por arma de fogo e por arma branca".

Na origem dos desacatos estará um desentendimento entre dois adultos do sexo masculino, familiares de um aluno, em que "foram disparados vários tiros.

Uma das crianças que terá presenciado o momento em que a rixa aconteceu explicou ao CM que a vítima dos disparos será o avô de um menino que frequenta a escola, e o autor dos mesmos o pai da criança. "O pai de um amigo meu deu um tiro ao avô dele. Ele tinha uma ordem para não ver o filho mas queria ver o filho. Trouxe uma pistola e ouvi dizer que também trouxe uma faca", revelou Tomás. 

Os disparos, que foram confirmados por fonte da PSP ao CM, contrariam uma outra informação revelada à Agência Lusa pelo Comando de Operações Distritais (CDOS) de Leiria segundo a qual se trataria de uma agressão com arma branca. 

A mesma fonte policial revelou que a arma utilizada na rixa foi apreendida. O autor dos disparos, um homem de 40 anos, foi detido por elementos da Escola Segura.

O desentendimento ocorreu às 10h22, "no pátio da escola", onde se encontravam os alunos, alguns dos quais ficaram "em estado de choque", mas "nenhum sofreu ferimentos", explicou à agência Lusa o Comandante Distrital do CDOS de Leiria, Sérgio Gomes.

A vítima foi transportada para o Hospital de Alcobaça. A Lusa confirmou com o vereador da Educação da Câmara da Nazaré que "a escola foi encerrada".

No local estão os Bombeiros da Nazaré e a PSP.

Escola na reabre na terça-feira após tiroteio
A escola Amadeu Gaudêncio, na Nazaré, encerrada esta segunda-feira devido a uma rixa que provocou a morte de um homem, reabre na terça-feira, divulgou a direção assegurando não haver professores, alunos ou funcionários envolvidos.

"A situação está devidamente resolvida com a colaboração das autoridades, não tendo havido alunos, professores e funcionários envolvidos nos acontecimentos lamentáveis", esclareceu em comunicado a direção do Agrupamento de Escolas da Nazaré, na sequência das agressões registadas hoje de manhã.

A escola foi hoje encerrada devido a uma rixa envolvendo familiares de um aluno e que resultaram na morte de homem de 67 anos, transportado ao Hospital de Santo André, em Leiria, com "lesões provocadas por arma de fogo e por arma branca", confirmou a instituição à agência Lusa.

Nazaré tiroteio escola
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)