Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Alerta em avião da TAP com 154 pessoas a bordo fechou espaço aéreo

Aeronave saiu de Lisboa para Itália quando foi detetada avaria.
João Tavares 6 de Março de 2019 às 01:43
A carregar o vídeo ...
Aeronave saiu de Lisboa para Itália quando foi detetada avaria.
O avião Airbus A-320 da TAP tinha levantado voo do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, minutos antes, com 154 pessoas a bordo, quando o comandante denotou alguns problemas técnicos ao nível dos hidráulicos. Anomalias que levaram o avião – que tinha partido rumo a Bolonha, em Itália – a regressar à base.

Foi acionado o alerta laranja, o segundo mais grave de um total de três, e o espaço aéreo foi mesmo encerrado durante 23 minutos. Às 13h59, e após um grande susto, o avião aterrou sem problemas de maior.

A aeronave – com o nome de batismo ‘Mouzinho da Silveira’ – levantou voo pelas 12h30 desta terça-feira e ainda entrou em território espanhol, quando o comandante voltou para trás e acionou o alerta. De modo a libertar combustível, o avião ainda deu quatro voltas por cima da zona de Ponte de Sor, antes de ir direito a Lisboa.

No aeroporto, e perante o alerta laranja, foram mobilizadas dezenas de viaturas de socorro – entre bombeiros, INEM e outras entidades. O espaço aéreo foi então fechado às 13h59, altura em que o avião voltou a tocar na pista. Os passageiros foram retirados e o avião, às 14h16, foi rebocado para fora da pista. Concluídas as operações, a normalidade foi retomada pelas 14h22.

Fonte oficial da ANA - Aeroportos de Portugal confirmou ao CM que não houve registo de feridos entre os ocupantes do Airbus e a TAP referiu-se a uma "anomalia técnica". Pouco depois, um outro avião partiu para Bolonha com os passageiros afetados.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)