Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

ALFAMA SEM CARROS AINDA ESTE MÊS

A proibição de circulação automóvel em Alfama, um plano semelhante ao existente no Bairro Alto, entra em funcionamento até ao final do mês, anunciou ontem o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Pedro Santana Lopes.
17 de Julho de 2003 às 00:32
Em declarações aos jornalistas no final da reunião de Câmara, Pedro Santana Lopes anunciou que “até ao final do mês, o bairro de Alfama estará encerrado ao trânsito”.
A decisão de impedir o acesso automóvel àquele bairro histórico foi anunciado no ano passado pelo autarca, que já este ano levou a reunião de Câmara uma proposta no sentido de celebrar um acordo com a Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL).
Segundo o contrato-programa, a EMEL ficou responsável pelo desenvolvimento de um novo sistema de controlo de estacionamento de duração ilimitada.
As obras de instalação do sistema, avaliado em cerca de 2,8 milhões de euros, estão a ser efectuadas pela Brisa e controladas pela EMEL.
Além do aumento da qualidade de vida dos moradores, o encerramento ao trânsito pretende aumentar a segurança das pessoas e dos bens daquela zona, caracterizada por estreitas e sinuosas ruelas.
O estacionamento anárquico e caótico no bairro impede muitas vezes a acessibilidade de veículos de socorro em caso de sinistro e o acesso às bocas de incêndio.
Os moradores já se mostraram de acordo com o projecto de condicionamento do trânsito na zona, mas exigem a construção de parques de estacionamento nas proximidades.
Em Abril, os presidentes das juntas de freguesia do bairro de Alfama também apoiaram a decisão de restringir o trânsito, mas defenderam a criação de condições para que a vida dos residentes não seja prejudicada no futuro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)