Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Algarve com clima ideal para canábis

A região algarvia tem um microclima apetecível para a plantação da planta, que serve de base para o haxixe. GNR já apreendeu quase mil plantas só durante este ano.
6 de Setembro de 2013 às 01:00
Região é muito apetecível para cultivo em ambiente natural ou dentro de estufas
Região é muito apetecível para cultivo em ambiente natural ou dentro de estufas

O microclima do Algarve, com muita humidade, está a tornar a região numa zona apetecível para a plantação de canábis, seja em ambiente natural ou em estufas. Ao que o CM apurou, as zonas do barrocal, entre o litoral e a serra, são as mais procuradas para este cultivo, que depois de secas são a base para a produção de haxixe. Só este ano, a GNR já apreendeu quase mil plantas e fez mais de 20 detenções. As últimas apreensões ocorreram anteontem, em Monchique e São Brás de Alportel.

"A região tem as condições propícias para o cultivo", referiu ao CM fonte da GNR, força de segurança que tem tido "uma grande preocupação para travar este tipo de atividade ilícita". O último caso detetado foi ao final da manhã de anteontem, quando militares de Monchique faziam uma ação de patrulhamento florestal, no Sítio do Fojo. Foram apreendidas 16 plantas, com cerca de 1,2 metros de altura, e detido um homem de 45 anos, indiciado pelo crime de tráfico de estupefacientes. Esta foi a segunda detenção na zona de Monchique, no decorrer da última semana. Recentemente, tal como o CM já noticiou, foram detidos dois homens, pai e filho, com 70 e 43 anos.

Também anteontem, a GNR deteve um homem de 63 anos, em São Brás de Alportel, ao ser apanhado em flagrante a regar uma plantação de canábis. Foram apreendidas 15 plantas, com cerca de 1,20 metros de altura, 108 gramas de semente de canábis triturada, já pronta a ser consumida, e ainda 9 gramas de sementes ainda por triturar.

Algarve tráfico canábis microclima
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)