Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Algarve espera enchente

Espera-se que a ocupação cresça 5% em relação a 2014.
Tiago Griff 2 de Junho de 2015 às 08:51
As praias algarvias já começam  a receber  os turistas para o  verão
As praias algarvias já começam a receber os turistas para o verão FOTO: Joana Lopes

Arrancou esta segunda-feira a época balnear em 180 praias de todo o País, com o Algarve a ser o principal foco de atração de turistas. Para este verão as expectativas são as melhores: espera-se que a ocupação hoteleira cresça 5 % em relação a 2014.

Do Reino Unido são esperados ainda mais turistas do que em anos anteriores, devido à desvalorização do euro face à libra – uma libra equivale a 1,39 euros. O objetivo para os próximos quatro anos é chegar aos números de ocupação pré-crise económica. "As taxas de ocupação hoteleira da segunda metade de julho e agosto rondam, todos os anos, os 100 por cento, mas este ano é previsto que tenhamos também um junho forte, com mais de 67% de ocupação", admite ao CM Elidérico Viegas, da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Segundo o presidente da AHETA, os turistas ingleses vão aproveitar a força atual da sua moeda para fazer férias na região, mas não serão os únicos a encher as praias no Algarve.

"Esperamos ter muitos portugueses, porque preferem cada vez mais fazer férias em Portugal. No verão, o destino de eleição é sempre o Algarve", realça.

Nos últimos cinco anos, a taxa média de ocupação hoteleira anual no Algarve, que desce exponencialmente fora da época balnear, tem crescido três por cento todos os anos e está agora nos 54%. Uma boa notícia para os empreendimentos da região.

"Para as unidades hoteleiras começarem a ter uma rentabilidade saudável, é importante termos uma taxa anual de 65%. Estamos à espera de que isso venha a acontecer nos próximos quatro ou cinco anos", afirma Elidérico Viegas.