Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Algarvios marcham junto à Ria

Vitória Nobre deixou ontem a sua terra, Odeceixe, em Aljezur, bem cedo. Às 09h30 já esperava ansiosa, no Vale das Almas, perto do Aeroporto de Faro, pelo início de mais uma marcha. Com 78 anos, só aderiu às caminhadas no ano passado mas já não quer outra coisa: “Sinto-me muito melhor de saúde. Isto dá-me energia e o facto de se conhecer muita gente também é agradável”, disse a septuagenária ao CM, enquanto fazia o aquecimento inicial.
19 de Março de 2007 às 00:00
Vale das Almas encheu-se de cor e alegria com adeptos da actividade física
Vale das Almas encheu-se de cor e alegria com adeptos da actividade física FOTO: Sandra Sousa Santos
Vitória foi uma das cerca de 1300 pessoas, de todo o Algarve, que ontem participaram na VIII Marcha da Ria Formosa. Os percursos junto a uma zona protegida, de inegável beleza, terão cativado os muitos adeptos.
A iniciativa do Instituto do Desporto, que contou com a organização da Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Faro, recebeu ontem mais do dobro de participantes da edição do ano passado, quando caminharam junto à Ria cerca de 600 pessoas.
O balanço é, por isso, “positivo”, de acordo com o responsável, André Férin: “Os participantes, no questionário a que responderam, mostraram-se satisfeitos, sobretudo com o aquecimento e por terem sido recebidos pelo Grupo Folclórico de Faro”.
Com a paisagem da Ria Formosa como cenário, os participantes podiam optar por três percursos: de cinco, oito ou doze quilómetros. Muitos acabaram por fazer o percurso mais longo. Receberam um lanche e uma t-shirt e a meio do percurso podiam reabastecer-se com água e laranjas.
A organização registou, no entanto, que os participantes não tiveram autorização do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) para passar na zona das salinas porque “perturba a avifauna”.
APOLINÁRIO EM FORMA
O presidente da Câmara de Faro, José Apolinário, decidiu ontem substituir fato e gravata por um confortável fato-de-treino azul escuro. Acompanhado pela esposa, participou pela primeira vez na Marcha da Ria Formosa e promete repetir a experiência já no dia 22 de Abril, numa marcha que ligará o Teatro Municipal ao Parque das Cidades.
Inicialmente, o autarca pensava fazer o percurso de oito quilómetros, mas entusiasmou-se e acabou por percorrer 12. “Esta paisagem é um bom estímulo para que os farenses e os algarvios conheçam esta parte do PNRF, um importante pulmão verde da cidade”, disse o autarca ao CM.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)