Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Aluna de Queluz é esta quarta-feira sepultada

Missa de corpo presente às 10h30. Pais ainda sem respostas.
João Saramago 3 de Fevereiro de 2016 às 08:53
Os pais da menina de onze anos que morreu na Escola Básica D. Pedro IV, em Monte Abraão, estão desolados e aguardam agora a entrega do relatório da autópsia. Para o pai de Juelma, Agostinho Crespo, “se houvesse funcionários suficientes não demoravam tanto tempo a socorre-la”.
O funeral de Juelma João, menina de 11 anos que morreu após um acidente na escola básica D. Pedro IV, em Monte Abraão (Sintra), realiza-se esta quarta-feira às 11h00, no cemitério de Queluz. O corpo da menina foi esta terça-feira levantado do Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, ao início da tarde, e o velório decorreu na Igreja de São Bento, em Massamá. A missa de corpo presente será às 10h30.

A menina morreu no Hospital de Santa Maria (Lisboa) na quinta-feira. Quatro dias antes tinha sofrido um acidente na escola, num contexto que, segundo os pais, continua por esclarecer. "A minha mulher quando chegou à escola viu a Juelma com sangue na boca e com vómito", contou ao CM Agostinho Crespo, para quem a filha sofreu uma paragem cardíaca fatal após uma discussão com outra aluna, do 9º ano. No relatório clínico elaborado após a morte, o Hospital de Santa Maria referiu que "a situação - da menina - evoluiu para morte cerebral devido ao tempo prolongado de paragem cardíaca".

No processo de socorro, o INEM reconheceu que só após o terceiro contacto telefónico é que o operador comunicou com a pessoa que estava junto da menina. O relatório referiu ainda que não foram detetados sinais de trauma. Comunicado o óbito, o Ministério Público abriu uma investigação às causas da morte. "A autópsia foi determinada no âmbito do inquérito", divulgou a Procuradoria Geral da República. Desde o acidente, a direção da escola e do agrupamento Miguel Torga (gere a escola) estão em silêncio.


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)