Alunos carregam livros no ‘tablet’

Manuais estão disponíveis em formato digital. Objetivo é reduzir peso e custos
18.09.13
Alunos carregam livros no ‘tablet’
Turma do 7.º ano da Escola de Cuba é pioneira neste projeto Foto direitos reservados

O Agrupamento de Escolas de Cuba iniciou ontem um projeto-piloto que permite aos alunos utilizarem manuais escolares em formato digital. Os estudantes do 7º ano têm agora um dispositivo (tablet), que substitui a velha mochila e onde estão sempre disponíveis os livros das várias disciplinas.

A ideia partiu do Ministério da Educação, que, através da Direção Geral de Estabelecimentos Escolares – Direção Regional de Serviços do Alentejo, revela que tem vindo a trabalhar "no sentido de testar uma solução que permita aos alunos utilizar os manuais em formato digital". As vantagens dizem estar sobretudo na redução do peso carregado pelas crianças e na redução dos custos dos manuais, pois em formato digital são mais baratos que no formato tradicional.

Este projeto visa ainda usar a tecnologia dos ‘tablets’ "como instrumento de comunicação e monitorização do percurso escolar, a desmaterialização e a eficácia no ato de comunicar entre a escola e os outros agentes educativos", diz a tutela. Uma turma do ensino profissional, de Vila Viçosa, também está inserida neste projeto.



pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
17 Comentários
  • De Sara18.09.13
    Não tenho nada contra o uso de tablets SE morássemos no Dubai, se não existissem crianças que nem o pequeno-almoço tomam, se... Este país continua a focar-se no acessório em vez do essencial.
    Responder
     
     0
    !
  • De Magda Gama18.09.13
    concordo MAS A BOLSA DOS PAIS NÃO!E SE DEREPENTE DE DIA FICAREM SEM LUZ?E SE A BATERIA DESCARREGAR?E DP. QD. FOREM ADULTOS/AS E N SOUBEREM ESCREVER EM PAPEL,OU SEQUER LEREM LIVROS?NESTAS IDADES ACHO MT.CEDO!
    Responder
     
     0
    !
  • De Teresa18.09.13
    Esta idéia seria mto boa c/algumas ressalvas,mas irrealista num País cheio de desigualdades económicas.Fariam explodir outros problemas.Lápis,caderno e livros reciclados de ano p ano seria o mais sensato.Apliquem-no!
    Responder
     
     2
    !
  • De Zé Toni18.09.13
    Implementem isso nas escolas da Margem Sul ou de Lisboa depois admirem-se da onda de assaltos crescer 1000000000000000000%
    Responder
     
     3
    !
  • De Miguel18.09.13
    Defendi este metodo ha 10 anos atras na faculdade, numa aula de design e editorial, como solucao para os futuros manuais escolares (na altura nao existiam tablets, mas ja existiam telemoveis que liam PDFs). O professor e a turma riram-se na minha cara, achando a ideia utopica e fantasiosa.Esta' visto que disse uma grande piada... lol
    Responder
     
     14
    !