Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Alunos com meningite

O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) mantinha ontem internados com meningite dois estudantes da mesma escola, de 18 e 20 anos, que deram entrada há uma semana e cuja evolução clínica está a ser “muito favorável”.
1 de Fevereiro de 2006 às 01:02
Segundo José Couceiro, director clínico do HDFF, um dos casos é uma meningite meningocócica e no outro ainda não está isolado o vírus, “mas tudo indica que vai evoluir para uma situação positiva, semelhante ao outro”.
O primeiro caso, de um rapaz de 18 anos, ocorreu na quarta-feira da semana passada. No dia seguinte, uma rapariga de 20 anos deu entrada nas urgências do hospital com o mesmo diagnóstico.
Os dois jovens frequentam a Escola Secundária Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz. O rapaz é aluno de uma turma diurna do 12.º ano e a rapariga está numa turma dos cursos nocturnos e durante o dia frequenta uma escola em Conraria, Coimbra.
O estabelecimento de ensino não foi encerrado, pois as autoridades de Saúde entenderam não ser necessário, tanto mais que os dois alunos doentes não se conhecem.
“São dois casos esporádicos de meningite e não há razões para alarme, porque não está em perigo a Saúde Pública”, disse José Couceiro.
Foi accionado um “esquema preventivo”, com rastreios e medicação aos familiares e outras pessoas que convivem todos os dias e com regularidade com os dois jovens infectados, concluiu o clínico.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)