Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Alunos têm dificuldade em seguir raciocínio

Oito em cada dez alunos com insucesso escolar afirmam ter dificuldade em seguir os raciocínios e métodos de ensino dos professores, apesar de apresentarem níveis normais de capacidade de aprendizagem.
6 de Agosto de 2006 às 11:41
A conclusão foi apresentada num estudo do Instituto da Inteligência, realizado entre Maio de 2004 e Maio de 2006.
O estudo revela que 70% dos 400 alunos interrogados optam por memorizar as matérias para os testes de avaliação, justificando que não têm tempo para raciocinar sobre novas aprendizagens.
O estudo submeteu ainda os alunos a provas de avaliação neuropsicológica e de desempenho cognitivo (percepção, atenção, memória e destreza mental), apurando que 77,3% dos 400 alunos apresentaram capacidades de aprendizagem normais, 12,1% acima da média e apenas 10,6% dos estudantes apresentaram aprendizagem abaixo do normal.
Estes dados permitem concluir que o insucesso escolar entre o 1º e o 3º ciclos está, na maioria dos casos, relacionado com os métodos de ensino.
Ver comentários