Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Amarram guardas

Eram precisamente duas horas da madrugada. Os guardas--nocturnos da Escola Básica 2/3 de Mora, Évora, preparavam-se para trocar de turno, quando foram surpreendidos ontem por dois homens encapuzados e armados com uma faca de mato e uma marreta. A dupla, com pronúncia dos países de Leste, queria o cofre – que por sinal não tinha dinheiro. Mas o roubo violento, que levou ao sequestro dos dois funcionários – ambos amarrados e fechados numa sala – acabou por ser abortado quando a dupla percebeu que tinha accionado o alarme.
13 de Janeiro de 2011 às 00:30
O director do agrupamento de Mora, Carlos Guerra, diz que os assaltantes destruíram a central de alarme
O director do agrupamento de Mora, Carlos Guerra, diz que os assaltantes destruíram a central de alarme FOTO: Hugo Rainho

Mas até à fuga dos ladrões, os vigilantes viveram minutos de terror. Viram os assaltantes deixar um rasto de violência e destruição sem precedentes num estabelecimento de ensino. Primeiro ameaçaram os dois guardas-nocturnos, ambos com mais de 30 anos de serviço naquela escola. Depois obrigaram as vítimas a localizar a central de alarmes, onde os ladrões puxaram da marreta e destruíram todo o equipamento.

"Não sabemos se o computador registou a imagens do assalto. Ficou totalmente destruído", frisou o director do agrupamento de escolas de Mora, Carlos Guerra.

Enquanto exigiam a chave do cofre, os assaltantes levaram as vítimas para uma sala onde lhes amarraram as mãos atrás das costas com fio eléctrico e taparam as cabeças com uma tolha de mesa. Um dos vigilantes esteve sempre com a faca apontada ao pescoço. O outro ainda tentou libertar-se dos ladrões para defender o colega, mas acabou por ser pontapeado com violência, tendo sofrido escoriações e hematomas.

Quando os ladrões se preparavam para entrar na sala do cofre, começaram a chover telefonemas da central de alarmes, em Lisboa, para a escola. Nesse instante puseram-se em fuga numa viatura conduzida por um terceiro elemento. Estão por identificar.

MORA ESCOLA ASSALTO GUARDAS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)