Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Ambiente trava ETAR

Quatro povoações do concelho de Aljezur – Arrifana, Vale da Telha, Monte Clérigo e Espartal – esperam há anos pela construção de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Segundo a autarquia os projectos nunca saíram do papel por falta de parecer favorável do Instituto de Conservação da Natureza (ICN) e do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).
4 de Janeiro de 2007 às 00:00
Os problemas agravam-se no Verão, devido ao grande número de turistas
Os problemas agravam-se no Verão, devido ao grande número de turistas FOTO: Rui Pando Gomes
“É uma situação insustentável”, diz o presidente da Câmara, Manuel Marreiros, explicando que, como as ETAR (cuja construção compete à Águas do Algarve) têm de ser implantadas “em terrenos na Rede Natura e no Parque, a decisão dessas entidades é obrigatória”.
O processo arrasta-se há cerca de quatro anos, gerando situações caricatas: na Arrifana está a ser concluída a rede de saneamento, mas não há ETAR a que possa ser ligada. Ou seja, os esgotos terão de continuar a ir para fossas. Manuel Marreiros frisa que “está em risco a arriba”.
No Espartal também existe rede, mas os esgotos, em vez de serem tratados, são encaminhados para “uma fossa colectiva”. Em Vale da Telha, a realidade é ainda mais complicada: “Os esgotos seguem, praticamente a céu aberto, para linhas de água”.
No Verão, estas quatro povoações aumentam exponencialmente de população, o que agrava os problemas. Os limpa-fossas da autarquia não conseguem dar resposta a todas as solicitações.
Contactado pelo CM, o gabinete de Imprensa do ICN explicou que “todos os projectos de ETAR apresentados para o PNSACV com cobertura legal – mais de dez – foram aprovados”. Os dois travados foram precisamente os que respeitam à construção das duas ETAR destinadas às povoações referidas, mas um deles (o da Arrifana) já teve ‘luz verde’. O ICN esclarece que o que está em causa são questões legais, em apreciação no Ministério Público, relacionadas com urbanismo, e não problemas de localização.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)