Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Ambulâncias existentes em Faro

Recebemos do presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica, Cunha Ribeiro, um pedido de esclarecimento:
“Escreveu o Director-Adjunto do Correio da Manhã, no dia 22 de Agosto, um comentário sobre uma ocorrência em Faro e sobre o número de ambulâncias na cidade.
Diz que “a ser verdade que em Faro só há duas ambulâncias do INEM, em pleno Verão, é um verdadeiro milagre que não morram mais pessoas”.
29 de Agosto de 2007 às 00:00
Porque o jornalismo e a emergência médica não podem estar sujeitas a milagres, explicamos:
Existe em Portugal um Sistema Integrado de Emergência Médica, coordenado pelo INEM e que conta com outras entidades. Entre estas estão os bombeiros e a Cruz Vermelha (CVP), as quais dispõem também de ambulâncias que são enviadas para acudir a emergências.
Na cidade de Faro (e não no Distrito, como o comentário poderia deixar a entender) existem em permanência três ambulâncias, duas operadas pelo INEM e uma outra disponibilizada pelo Instituto e operada pelos Bombeiros Municipais. Recorre-se também à CVP e aos BV de Faro, sempre que têm ambulância disponível.
No primeiro semestre de 2007, as ambulâncias operadas pelo INEM tiveram uma média diária de sete saídas, abaixo de cidades como Lisboa ou Porto. Totalizadas as saídas de todas as entidades – INEM, Bombeiros e CVP – então a média de saídas é de três.
A emergência médica em qualquer parte do Mundo tem meios que, por definição, são finitos e limitados. Por isso, a sua gestão criteriosa é fundamental, para minimizar os momentos em que face ao número de solicitações aqueles se revelam insuficientes. Mas, como se pode verificar pelos dados, as ambulâncias da cidade de Faro têm capacidade de resposta face às necessidades.
Tivesse havido rigor no comentário e teria sido evitado um juízo infundado, porque baseado em premissas que não são verdadeiras. Agora, os leitores do Correio da Manhã podem tirar as devidas conclusões”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)