Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Ameaças obrigam a cancelar conferência de Jaime Nogueira Pinto

Professor ia falar na Universidade Nova de Lisboa sobre o Brexit, Trump e Le Pen.
João Carlos Rodrigues 6 de Março de 2017 às 18:53
Professor universitário Jaime Nogueira Pinto impedido de falar em conferência
Jaime Nogueira Pinto
Professor universitário Jaime Nogueira Pinto impedido de falar em conferência
Jaime Nogueira Pinto
Professor universitário Jaime Nogueira Pinto impedido de falar em conferência
Jaime Nogueira Pinto

Ameaças à segurança e integridade física de Jaime Nogueira Pinto, feitas por alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas levaram a Direção a cancelar a conferência ‘Populismo ou Democracia: O Brexit, Trump e Le Pen’, agendada para a tarde de terça-feira, dia 7 de março, e onde o politólogo era o principal orador.

"Tenho pena. Trata-se de intolerância de quem quer calar opiniões contrárias", disse Jaime Nogueira Pinto ao CM após saber do cancelamento.

O CM sabe que a decisão foi tomada após a Associação de Estudantes apresentar uma moção contra "um evento associado a argumentos colonialistas, racistas e xenófobos" e apelar à Direção para não ceder a sala onde iria decorrer a conferência. A Associação de Estudante enviou ainda "uma nota de repúdio a esta actividade e a todas as suas implicações ideológicas".

Em sentido contrário, a Nova Portugalidade, associação que estava a organizar a conferência, alega que "a palestra, a proferir pelo Prof. Doutor Jaime Nogueira Pinto, possui um carácter exclusivamente académico e trará à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas um intelectual de renome, autor de vasta obra e merecedor de apreço geral. Não podemos, portanto, reconhecer mérito à acusação de que o evento ‘está associado a argumentos racistas, colonialistas e xenófobos’ ou de que periga a ‘democraticidade e inclusividade’ da Faculdade.

Com Carolina Canha

Le Pen Faculdade de Ciências Sociais e Humanas politólogo Trump Populismo Jaime Nogueira Pinto ameaças
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)