Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Amigos homenageiam surfista desaparecido

Familiares e amigos de Gabriel Bessa, o jovem de 25 anos que desapareceu há um mês quando praticava surf numa praia de Espinho, vão prestar-lhe hoje, de manhã, uma homenagem junto ao local do trágico acidente. A iniciativa partiu de algumas pessoas próximas do jovem estudante de Arquitectura, cuja conhecida alegria e amizade deixa saudades em Baião, de onde era natural.
21 de Outubro de 2007 às 00:00
Amigos homenageiam surfista desaparecido
Amigos homenageiam surfista desaparecido FOTO: José Rebelo
O corpo do malogrado surfista amador nunca foi encontrado e a família já foi informada de que as hipóteses de resgate “são mínimas”. Durante os primeiros três dias as buscas foram intensas por parte dos Bombeiros de Espinho e das autoridades marítimas, mas sem sucesso.
“Quando um acidente destes acontece existe sempre várias hipóteses em aberto. O mais normal é que o corpo dê à costa nas horas ou dias seguintes, sendo por norma depositado a Sul do local, dado que essas são as correntes dominantes desta zona do País”, esclarece ao CM o comandante Martins dos Santos da Capitania do Porto do Douro.
No entanto, em casos extremos diz a experiência que “um corpo pode ficar preso nas rochas ou ser arrastado por uma corrente que o afaste da costa”.
No café Lareira, onde Gabriel tinha por hábito conviver com os amigos, a dor do seu desaparecimento ainda não sarou. Uma amiga, Tânia Costa, disse ao CM que “ele era uma pessoa espectacular e está a ser difícil acreditar nesta tragédia”.
JOVEM DESTEMIDO LEVADO PELAS CORRENTES
CORRENTES
Um corpo pode ficar preso nas rochas ou ser arrastado por uma corrente. Nesta situação, um mês passado, o mais provável é a hipótese de arrastamento.
COZINHEIRO
Era uma das paixões do jovem surfista: a culinária. Dizem os amigos e colegas da Universidade Lusíada, no Porto, que nos jantares era sempre ele que cozinhava.
DESTEMIDO
Esta pode ter sido a razão do acidente. Contam familiares e amigos que o Gabriel Bessa era um jovem destemido. Dizem até que “ele não tinha medo de nada”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)