Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Ana Gomes sobre Isabel dos Santos: "'Lava' que se farta" e o "Banco de Portugal não quer ver"

Antiga eurodeputada escreve no Twitter que Isabel dos Santos "endivida-se muito porque, ao liquidar as dívidas, ‘lava’ que se farta".
14 de Outubro de 2019 às 13:40
Ana Gomes
Ana Gomes

A antiga eurodeputada Ana Gomes recorreu hoje ao Twitter para considerar que a empresária angolana Isabel dos Santos endivida-se para "lavar" dinheiro, acusando ao mesmo tempo o Banco de Portugal de não querer ver.

As acusações da socialista surgem depois de Isabel dos Santos ter dado uma entrevista à agência Lusa onde afirma que as recorrentes dúvidas sobre a origem dos seus investimentos resultam de "narrativa negativa", alegando que se tem endividado, para poder investir, sem recorrer ao erário público angolano.

Na sua conta na rede social, Ana Gomes afirma que "Isabel dos Santos endivida-se muito porque, ao liquidar as dívidas, ‘lava’ que se farta". A antiga eurodeputada acrescenta que os "os bancos querem ser ressarcidos, não querem saber da origem do dinheiro" e "só em teoria é que cumprem" a diretiva europeia contra a lavagem de dinheiro. Além disso, o "Banco de Portugal não quer ver".

 

Isabel dos Santos não é a primeira pessoa a ser acusada de lavagem de dinheiro por parte de Ana Gomes. A ex-eurodeputada exigiu recentemente uma investigação às transferências no futebol português, tendo questionado se a transferência de João Félix para o Atletico de Madrid não seria "lavagem de dinheiro". O Benfica avançou posteriormente com um processo contra Ana Gomes.   

Num outro post no Twitter, Ana Gomes acusa Isabel dos Santos de utilizar o Eurobic para fazer estas operações que considera ser lavagem de dinheiro. O Eurobic "está na rede swift e na Zona Euro, passa por lá para liquidar dívidas junto de outros bancos". Também aqui Ana Gomes volta a apontar o dedo ao Banco de Portugal e ao BCE, que "assobiam para o ar".

 

 

O EuroBic, liderado pelo antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos, tem como principais acionistas a empresária angolana Isabel dos Santos e o luso-angolano Fernando Teles, os mesmos do banco BIC Angola.

Twitter Zona Euro Ana Gomes Isabel dos Santos Banco de Portugal Eurobic política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)