Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

“Andámos a namorar e hoje é o noivado”

"Andámos a namorar, hoje é o noivado e o anel de noivado é a assinatura deste memorando de entendimento." Foram estas as palavras utilizadas ontem por Rui Pereira, ministro da Administração Interna, na Associação Cristã da Mocidade, em pleno bairro da Bela Vista, Setúbal, para descrever o processo que antecede o Contrato Local de Segurança, há muito pedido pela autarquia e que poderá acontecer no espaço de dois meses.
18 de Janeiro de 2011 às 00:30
Rui Pereira, acompanhado pelo comandante da PSP de Setúbal, Bastos Leitão, cumprimentou os residentes da Bela Vista
Rui Pereira, acompanhado pelo comandante da PSP de Setúbal, Bastos Leitão, cumprimentou os residentes da Bela Vista FOTO: Rui Minderico / a-gosto.com

No final, quando ia para entrar no carro, Rui Pereira, visivelmente bem-disposto, fez questão de dar um passeio pelo bairro. Durante o percurso pela avenida principal da Bela Vista, Rui Pereira cumprimentou os moradores, fazendo questão de saber o nome e a idade de todos aqueles que acederam a dar-lhe um aperto de mão. Até as pessoas que estavam à janela foram cumprimentadas e acenaram ao ministro. Rui Pereira – sempre acompanhado pela secretária de Estado Dalila Araújo, pela presidente da câmara, Maria das Dores Meira, e por Bastos Leitão, comandante da PSP de Setúbal – ficou a conhecer os locais onde ocorreram problemas de segurança, visitou a esquadra do bairro e viu em pormenor o buraco deixado por um tiro de caçadeira na parede da esquadra. O passeio terminou no parque, que Rui Pereira sugeriu como o local onde se podia celebrar o "copo-d’água".

O gabinete municipal instalado no bairro vai, durante os próximos 30 dias, fazer o diagnóstico sócio-económico e, nos 15 dias seguintes, serão estabelecidos os objectivos e as parcerias necessárias à concretização do Contrato Local de Segurança. Um contrato que contempla também uma reabilitação habitacional do bairro.

Rui Pereira mostrou-se confiante num desfecho feliz, de forma que "mantenha a ordem pública e aumente o sentimento de segurança na Bela Vista", dando como exemplo os 33 contratos com outras autarquias, que mostram que é possível "aprofundar o policiamento de proximidade e a segurança comunitária". 

RUI PEREIRA SEGURANÇA BELA VISTA SETÚBAL
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)