Até ao início do próximo ano, entra em funcionamento uma ambulância de emergência exclusiva para animais abandonados, em Braga. A viatura irá atuar em situações de animais feridos e acidentados. O veículo, que será utilizado pelos Bombeiros Sapadores, já chegou ao Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), mas o equipamento do interior está ainda em fase de orçamentação.
"Os animais errantes eram até agora recolhidos e encaminhados para o centro responsável, mas a verdade é que este centro não funciona 24 sobre 24 horas e muitas vezes deparava-se com o problema de excesso de lotação", contou fonte da autarquia, que decidiu adquirir o veículo e apostar numa solução mais viável de proteção e dignificação animal. Para tal, será disponibilizada aos bombeiros uma formação, na qual aprenderão a atuar em situações em que os animais abandonados sofram algum tipo de acidente, como queimaduras, atropelamentos ou afogamentos.
O município vai ainda tentar criar protocolos com os dois hospitais veterinários da cidade, já que estão abertos 24 horas por dia e poderão albergar os animais em situações de socorro e resgate. "Se houver alguma emergência, os Sapadores deslocam-se ao local no veículo destinado para o efeito e transportam o animal em questão para um dos hospitais", disse a mesma fonte. O movimento Braga Para Todos, que lançou uma petição pública a solicitar a inclusão de políticas de proteção animal em Braga, vê agora concretizado um dos seus pedidos, agradecendo ao atual vereador Altino Bessa e ao presidente da câmara Ricardo Rio.