Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Animais só saem depois dos testes

O Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) revelou ontem que apenas aguarda os resultados dos testes sanitários para concluir o processo de retirada do Parque Zoológico da Maia dos animais ali colocados pelo Estado.
31 de Maio de 2007 às 00:00
Zoo está contra a decisão
Zoo está contra a decisão FOTO: António Rilo
“Actualmente, aguarda-se a conclusão de testes sanitários solicitados pelas entidades competentes para a conclusão do processo de reencaminhamento dos espécimes [colocados, em nome do Estado, à guarda do Zoo da Maia]”, refere o ICNB.
Alguns dos animais que se encontram na Maia foram apreendidos pelo Estado e colocados provisoriamente pelo ICNB à guarda daquele parque “em regime de fiel depositário”. Neste documento, o ICNB especifica que os animais nestas condições que ainda se encontram no Zoo da Maia são “cinco felinos e 16 primatas”.
“No contexto do processo de licenciamento [do Zoo da Maia] iniciado em 2005, o ICNB, em conjunto com a Direcção-Geral de Veterinária, resolveu reencaminhar os espécimes para outros parques já licenciados”, entre os quais a Quinta de S. Inácio, em Gaia, e o Jardim Zoológico de Lisboa. O director do Parque Zoológico da Maia, Carlos Teixeira, salienta que os animais que o ICNB pretende retirar “já têm todas as condições necessárias de alojamento”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)