Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

António Castro é o mais velho

António Fernandes de Castro, antigo regedor de Durrães, Barcelos, com 111 anos feitos a 6 de Janeiro, herdou o título do português mais velho, com a morte, ontem, de Augusto Moreira aos 112 anos. O homem que até agora era o quarto mais idoso da Europa faleceu na sua casa, em Grijó, Vila Nova de Gaia.
14 de Fevereiro de 2009 às 00:30
António Castro é o mais velho
António Castro é o mais velho FOTO: Arménio Belo/Lusa

Conhecido por "senhor regedor", António Fernandes de Castro resistiu, até agora, ao frio deste Inverno. Está acamado, vê muito mal, quase não ouve e pouco reage à presença dos familiares. Nas poucas memórias que guarda está Francisca, a primeira paixão de adolescente.

No dia em que António Fernandes de Castro festejou os 111 anos – um dos mais frios do ano –, Augusto Moreira já dava sinais de fraca resistência.

Os problemas respiratórios agravaram-se com uma forte constipação que acabou por lhe ditar a morte nesta sexta-feira 13. Nos últimos anos, Augusto Moreira padecia de muitos problemas auditivos, articulava as palavras já com dificuldade, tinha problemas sanguíneos e quase não via. Entre as poucas palavras que ainda conseguia dizer, recusava o estatuto de velho, mesmo sendo o detentor do recorde de longevidade em Portugal.

O segredo da longevidade passa agora a ser de António Fernandes de Castro. É pai de dez filhos, tem 24 netos, 26 bisnetos e três trinetos. Foi regedor durante 33 anos e juiz de paz.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)