Atendimento limitado no Centro de Saúde de São João das Lampas
FOTO: Sérgio Lemos
Uma falha no sistema informático do Centro de Saúde de São João das Lampas, em Sintra, tem atormentado a vida dos funcionários e doentes desde 27 de janeiro.
O problema começa logo no registo de cada utente: é sempre preciso reiniciar o programa. De seguida, os enfermeiros não podem gerir as tarefas a cumprir, dificultando o atendimento. E, por fim, os médicos veem-se obrigados a passar à mão os exames, receitas e baixas – mais tarde, estes terão de ser informatizados, duplicando trabalho.
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) garante ao CM que, ao longo dos últimos dois meses, já foram feitas, sem sucesso, diversas tentativas para resolver a situação. Para a próxima semana, está agendada uma atualização do sistema informático que, segundo a mesma fonte, "resolverá os problemas nesta unidade".
O transtorno causado já está a deixar utentes e funcionários impacientes. "A realidade é que o sistema está obsoleto e ninguém toma a menor das providências. Os informáticos já intervieram inúmeras vezes, sem resultado", lamenta uma fonte ao CM.