Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

‘Apagão’ em centro de saúde

Médicos obrigados a passar à mão receitas.
Cátia Carmo 31 de Março de 2015 às 08:15
Atendimento limitado no Centro de Saúde de São João das Lampas
Atendimento limitado no Centro de Saúde de São João das Lampas FOTO: Sérgio Lemos

Uma falha no sistema informático do Centro de Saúde de São João das Lampas, em Sintra, tem atormentado a vida dos funcionários e doentes desde 27 de janeiro.

O problema começa logo no registo de cada utente: é sempre preciso reiniciar o programa. De seguida, os enfermeiros não podem gerir as tarefas a cumprir, dificultando o atendimento. E, por fim, os médicos veem-se obrigados a passar à mão os exames, receitas e baixas – mais tarde, estes terão de ser informatizados, duplicando trabalho.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) garante ao CM que, ao longo dos últimos dois meses, já foram feitas, sem sucesso, diversas tentativas para resolver a situação. Para a próxima semana, está agendada uma atualização do sistema informático que, segundo a mesma fonte, "resolverá os problemas nesta unidade".



O transtorno causado já está a deixar utentes e funcionários impacientes. "A realidade é que o sistema está obsoleto e ninguém toma a menor das providências. Os informáticos já intervieram inúmeras vezes, sem resultado", lamenta uma fonte ao CM.
Centro de saúde saúde médicos receitas computador centro de saúde de são joão das lampas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)