Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Apanha 19 anos por matar a sogra

Miguel Castro, 67 anos, asfixiou professora reformada de 72, que atirou, atada a uma pedra, a uma barragem no Douro. Queria herança de 250 mil €.
8 de Julho de 2014 às 07:02
apanhei, 19, anos, matar, sogra, mirandela
apanhei, 19, anos, matar, sogra, mirandela FOTO: CMTV

Miguel Castro, 67 anos, foi condenado, ontem à tarde, pelo Tribunal de Mirandela a 19 anos de cadeia por ter matado a sogra, uma professora reformada de 72 anos.

Também acusadas pelos crimes de homicídio qualificado e profanação de cadáver estavam a filha da vítima e uma amiga do casal, mas foram absolvidas devido, segundo o tribunal, à falta de provas. As mulheres estão em liberdade, tal como o homicida condenado, depois de terem pago os três uma caução de 275 mil euros.

Não houve dúvidas de que Miguel Castro "engendrou o plano para tirar a vida à vítima" e que o concretizou, de uma forma fria e calculista, tentando ocultar o cadáver da sogra na barragem de Bagaúste, em Lamego.

Madalena Romano desapareceu de Mirandela, onde residia sozinha, a 13 de novembro de 2010, tendo o seu corpo sido encontrado por pescadores, cerca de 15 dias depois, a boiar nas águas do rio Douro. O corpo da mulher que fora assassinada tinha estado preso por arames a uma pedra de mais de 30 quilos.

A investigação concluiu depois que a vítima fora primeiro asfixiada com um produto tóxico e depois transportada na mala de um carro e, já sem vida, atirada às águas do Douro. "Tirar a vida a uma pessoa é execrável. Trata-se de um crime hediondo que jamais deve ser praticado por um ser humano. Só revela que o senhor Miguel não tem sentimentos e que a vida para si não vale nada", disse o juiz.

O tribunal deu como provado que o que motivou Miguel Castro a cometer o crime foi o facto de, através da morte de Madalena Romano, ele e a sua mulher, que era a única filha da vítima, terem acesso imediato à herança da professora, avaliada em 250 mil euros. Os três arguidos foram detidos pela Judiciária de Vila Real em abril de 2013, quase três anos depois do crime.

apanhei 19 anos matar sogra mirandela
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)