Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Apanha 19 anos por matar vizinho a tiro

Carlos Russo disparou duas vezes e atingiu Gilberto Rossas. Venda de piano originou o crime.
27 de Outubro de 2013 às 10:20
Família da vítima, Gilberto, esperava a condenação de Carlos Russo. Pena pesada confirmou-se
Família da vítima, Gilberto, esperava a condenação de Carlos Russo. Pena pesada confirmou-se FOTO: Almeida Cardoso

Os violentos desacatos entre os dois vizinhos já duravam há mais de vinte anos. No centro das discussões estavam discórdias nas contas de negócios entre ambos – um dos quais um piano que Carlos Russo, de 41 anos, tinha comprado a Gilberto Rossas, de 39.

A 25 de agosto do ano passado, Carlos pegou numa arma e foi ao encontro do vizinho. Após nova quezília, o homicida deu dois tiros à queima-roupa, numa rua da aldeia de Cotas do Douro, em Castedo, Alijó. Um dos disparos, na cabeça, revelou-se fatal. Carlos foi punido, recentemente, com 19 anos e seis meses de cadeia.

Carlos Russo alegava que nada mais tinha a pagar pelo piano, até porque Gilberto lhe tinha ficado a dever em contas de negócios anteriores. Já Gilberto, afirmava que o homicida lhe devia 50 euros. Os dois não se entendiam e as desavenças só terminaram com a tragédia – que aconteceu em frente à filha da vítima, Idália, menor à altura dos factos. Gilberto Rossas deixou ainda um filho de três anos.

Assim que Carlos encontrou o vizinho, começaram logo a discutir. Depois de várias ameaças, a vítima decidiu que seria melhor tirar as teimas da dívida com a ajuda da mulher. No percurso até casa, o vizinho disparou. Gilberto caiu no chão e Carlos voltou a disparar, desta vez na cabeça.

A vítima ainda foi transportada ao hospital mas acabou por morrer horas depois. Já o atirador, fugiu e, enquanto bebia uma cerveja num café, confessou o crime. "Chamem a GNR que eu matei o Gilberto, matei-o com dois tiros", disse o homicida.

A vítima mortal já tinha estado presa por, após uma violenta discussão com Carlos, ter disparado contra um cunhado daquele. Já o homicida, também cumpriu uma pena de cadeia anterior por ter tentado assassinar a vítima com um trator agrícola.

CARLOS RUSSO VIZINHO ALIJO HOMICIDIO GILBERTO ROSSAS CRIME PRISAO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)