Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

APANHADOS EM TRONCO NU

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) está a realizar acções surpresa de fiscalização e de sensibillzação nas praias portuguesas. Das 30 concessões até agora inspeccionadas foram detectadas várias irregularidades, como nadadores-salvadores em tronco nu, falta de editais afixados nos postes de praia, falta de material, entre outras.
12 de Junho de 2002 às 22:07
O ISN está a realizar acções de fiscalização surpresa em todas as praias
O ISN está a realizar acções de fiscalização surpresa em todas as praias
“São mega-acções mais de sensibilização que de fiscalização que estamos a levar a cabo nas praias de Norte a Sul do País, incluindo Açores e Madeira”, admitiu tenente Nuno Leitão, do ISN.


As acções realizadas até agora incidiram em todas as zonas balneares do Rio Guadiana e da Ria Formosa. A falta de editais com o significado das bandeiras, em português e inglês, e a má uniformização dos nadadores foram algumas situações irregulares encontradas pelos responsáveis do ISN.


“A nossa acção, mais que penalizadora, é de sensibilização junto dos concessionáris e nadadores para a importância das normas. Os que reincidirem nas irregularidades serão penalizados com coimas”.


Contudo, há quem defenda que o cartão de nadador-salvador passe a ter validade de um ano ao invés de três, como vigora actualmente. Esta redução iria permitir uma formação mais frequente e a possibilidade de serem atestadas as capacidades físicas e psicológicas do nadador com maior regularidade.


A formação dada pelo ISN é cada vez mais rigorosa, através de um curso de 23 dias de ensinamentos teóricos e práticos. O número de nadadores ronda os 3500.


Este maior controlo dos nadadores pretende evitar que sucedam casos como aquele que ocorreu na Praia do Pescador, na Costa de Caparica, em Almada.


Durante uma semana aquela praia esteve a ser vigiada por um nadador que, através dos seus comportamentos, foi detectado pelo concessionário como estando alcoolizado. Já foi substituído e na Polícia Maritima da Costa não foi apresentada qualquer denúncia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)