Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Apanhados ladrões de caixa

A Polícia Judiciária de Aveiro já deteve os três presumíveis autores de uma tentativa de roubo frustrada a uma caixa multibanco em Anadia, na madrugada do passado domingo. No decurso das investigações, que contaram com o apoio da GNR, as autoridades apuraram que terá havido a participação de um quarto elemento no crime, um rapaz menor, de 14 anos, familiar de um dos assaltantes.
4 de Janeiro de 2007 às 00:00
Assaltantes usaram retroescavadora para arrancar caixa multibanco
Assaltantes usaram retroescavadora para arrancar caixa multibanco FOTO: d.r.
Os detidos são três jovens, com idades compreendidas entre os 19 e os 27 anos, residentes na zona em que decorreu o assalto e com antecedentes criminais em pequenos delitos. Ouvidos em primeiro interrogatório judicial, um deles ficou em prisão preventiva e os restantes com obrigação de se apresentarem periodicamente às autoridades policias.
O grupo, identificado em pouco mais de 48 horas, tentou arrancar a caixa ATM da parede do minimercado La Rochelle, na localidade de Amoreira da Gândara, com recurso a uma retroescavadora previamente furtada. O assalto, levado a cabo cerca das 03h30, foi gorado devido à intervenção do proprietário do estabelecimento, que mora nas proximidades e foi alertado pelo barulho.
De caçadeira em punho, o dono do minimercado deparou-se com os indivíduos em plena acção e já com parte da parede rebentada. Terá então disparado, pelo menos, quatro tiros para o ar.
O grupo pôs-se em fuga, tentando ocultar a identidade com os casacos, o que, desde logo, levantou suspeitas junto dos investigadores de que se poderia tratar de pessoas conhecidas na zona.
Na fuga precipitada, a máquina retroescavadora ficou para trás, bem como danos avultados no equipamento ATM.
De acordo com o que o CM apurou, a máquina foi furtada na Zona Industrial de Vila Verde, em Oliveira do Bairro, onde se encontrava parada devido a uma avaria eléctrica. Ao que tudo indica, o grupo terá substituído a bateria da retroescavadora, colocando-a assim em funcionamento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)