Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Graffiters atacam em S. Bento

Comboio pintado em memória das três vítimas de Águas Santas.
Manuel Jorge Bento 13 de Dezembro de 2015 às 03:30
À esquerda, o local de onde foram lançadas as pedras para a estação. A alcunha de João Dias, 'Nord', foi grafitada num comboio
À esquerda, o local de onde foram lançadas as pedras para a estação. A alcunha de João Dias, 'Nord', foi grafitada num comboio FOTO: CMTV
Chegaram à estação de S. Bento, no Porto, por volta das 04h00 deste sábado, através do túnel de circulação ferroviária e começaram a grafitar um comboio urbano que estava estacionado na linha 2.

Os dois seguranças de serviço aperceberam-se e dirigiram-se para a boca do túnel. Foram apedrejados por outros indivíduos, que estavam no topo da estação, de forma a permitir que os jovens graffiters continuassem a deixar a sua marca na composição.

Escreveram ‘Portugal’, ‘Espanha’ e ‘Nord’ – alcunha de João Dias, o jovem de Matosinhos de 18 anos, que foi colhido mortalmente com dois espanhóis, no apeadeiro de Águas Santas/Palmilheira, na Maia, na noite de segunda-feira.


As pedras foram lançadas de uma altura de cerca de 20 metros, numa área da estação que só é acessível subindo através de um posto de transformação e transpondo uma vedação.

O local, no cimo das escadas, no final da rua da Madeira – ao lado de S. Bento – é pouco iluminado e tem várias assinaturas e graffiti. As pedras dali atiradas não terão causado ferimentos aos seguranças, que tiveram dificuldade em travar o ato de vandalismo que pretendia registar a memória de uma das vítimas mortais da tragédia de Águas Santas.


A situação levou a um pedido de auxílio à PSP. Os agentes do carro-patrulha da esquadra do Infante dirigiram-se de imediato para a estação, mas já pouco havia a fazer.

Os jovens que pintavam a composição fugiram pelo túnel e os indivíduos que tentaram apedrejar os seguranças não foram encontrados. Este tipo de atuação deixou os funcionários da CP preocupados.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)