Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Apoio a bombeiros cai a conta-gotas

A campanha para angariação de 80 mil euros para criar um fundo social de apoio e assistência aos ‘soldados da paz’, organizada pela Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários (APBV), obteve apenas 30 mil euros, o que corresponde a pouco mais de um terço da verba pretendida.
27 de Novembro de 2006 às 00:00
Apoio a bombeiros cai a conta-gotas
Apoio a bombeiros cai a conta-gotas FOTO: Raúl Cardoso
O balanço da campanha ‘Gota’ foi feito por Paulo Jesus, presidente da APBV, na Figueira da Foz, à margem da Gala ‘Capacetes de Ouro’, que distinguiu 25 entidades e personalidades, entre as quais o Correio da Manhã, e assinalou o primeiro aniversário da APBV.
Segundo Paulo Jesus, o insucesso da iniciativa ficou a dever-se a quem “se diz amigo dos bombeiros mas tudo faz para os destruir, promovendo contra-campanhas e dizendo falsidades”. Na sua página na internet, a APBV repudia as críticas do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses sobre a campanha, numa “atitude que revela desespero”.
Neste primeiro ano, a APBV angariou mil associados, mas o seu ‘cavalo de batalha’ foi a alteração do estatuto do bombeiro voluntário, ainda por concretizar. “Foi um período de muito trabalho, mas agora vamos dedicar-nos mais a um trabalho de captação de novos associados e de proximidade com os nossos bombeiros”, adiantou Paulo Jesus.
Os dirigentes da APBV ainda não conseguiram ser recebidos pelo ministro da Administração Interna nem por nenhum dos seus secretários de Estado, mas têm uma audiência marcada para amanhã, com Jaime Gama, a quem entregarão uma proposta de alteração do Estatuto do Bombeiro Voluntário.
Na gala ‘Capacetes de Ouro’, foram distinguidas as entidades e personalidades que apoiaram a campanha ‘Gota’, entre as quais os presidentes da República e da Assembleia da República. Cavaco Silva não esteve presente, mas enviou uma mensagem em que manifesta “profunda admiração e estímulo” pelos bombeiros voluntários, considerados como “um património colectivo”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)