Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

APOIO À CONSTRUÇÃO

Mais de cem moradores do Parque Natural Sintra/Cascais concentraram-se, anteontem, frente à sede deste organismo, protestando contra as limitações à construção previstas no plano de ordenamento actualmente em revisão.
7 de Setembro de 2003 às 00:00
Os moradores não foram ouvidos na revisão do Plano
Os moradores não foram ouvidos na revisão do Plano
Segundo um panfleto distribuído pelos moradores, a nova proposta prevê que "fora dos actuais aglomerados urbanos seja proibido todo o tipo de construções, seja qual for o fim a que se destina, excepto turismo". Segundo Rui Antunes, um dos residentes do Parque Natural Sintra/Cascais, esta medida, a ser aprovada, "empurra os moradores e proprietários para o Cacém, Mafra e Mem Martins, enquanto ex-ministros e secretários de Estado constroem grandes casas de legalidade duvidosa".
Os habitantes defendem a "criação de zonas de expansão urbana junto às principais vias e aglomerados populacionais" e, para fazer vingar a ideia, admitiram endurecer as formas de protesto, inclusivamente com uma manifestação no Terreiro do Paço, em Lisboa. A discussão pública da revisão do plano prolonga-se até 26 deste mês, depois de o prazo inicial, 8 de Agosto, ter sido prorrogado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)