Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Aponta pistola para fugir à PSP

Sem carta, com álcool e uma pistola pronta a disparar. Foi este o cenário com que agentes da PSP se depararam ontem de madrugada quando detiveram um homem, de 25 anos, que, minutos antes, tinha desrespeitado uma operação Stop e tentado atropelar dois polícias em Caxias, Oeiras. A detenção foi feita após uma perseguição na avenida Marginal e uma fuga apeada pela linha do comboio.
24 de Outubro de 2009 às 00:30
Agentes faziam operação Stop quando foram quase atropelados
Agentes faziam operação Stop quando foram quase atropelados FOTO: MANUEL MOREIRA

Segundo o CM apurou junto de fontes policiais, pouco depois das 00h00 de ontem estava em curso a ‘Operação Lua Cheia’, de fiscalização de trânsito, em vários pontos da Área Metropolitana de Lisboa. Na rua Direita de Caxias, "um condutor desrespeitou a ordem de paragem e tentou atropelar dois agentes, que tiveram de se atirar para o passeio para não serem colhidos".

A PSP seguiu no seu encalço e o veículo voltou a ser detectado na Estrada da Medrosa (junto ao Inatel). "O condutor encetou nova fuga pela Marginal, passou sinais vermelhos e colocou outros condutores em risco com as manobras que efectuou." Mas, na Curva dos Pinheiros, dois carros parados num sinal vermelho impediram a passagem e a PSP aproveitou a oportunidade. "Quando o agente se aproximou viu que o condutor tinha uma pistola na mão direita e o dedo no gatilho. Gritou ‘arma’ para os colegas, mas o suspeito arrancou novamente. Só parou quando os agentes fizeram dois disparos para o ar."

"Quando o carro parou, tanto o condutor como o pendura saíram a correr, cada um para seu lado." O condutor escapou pela linha do comboio, mas um agente perseguiu-o até o travar e algemar. A arma, entretanto atirada para o chão, foi recuperada imediatamente: "Tinha munição na câmara. Estava pronta a disparar." O homem foi detido por tentativa de atropelamento, posse ilegal de arma de fogo, condução sob o efeito de álcool (0,87 gr/l) e falta de carta. À hora de fecho desta edição, estava a ser ouvido no Tribunal de Oeiras.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)