page view

Apreendidas cerca de 1,1 toneladas de haxixe em alto mar a sul de Portugal

Foram ainda apreendidas três embarcações de alta velocidade e cerca de 20 jerrycans de combustível.

01 de setembro de 2023 às 10:23
A carregar o vídeo ...

Apreendidas cerca de 1,1 toneladas de haxixe em alto mar a sul de Portugal. Há seis detidos

Na operação conjunta foram ainda identificados os tripulantes a bordo, com idades entre os 24 e os 48 anos e de nacionalidades francesa, espanhola e marroquina. Os tripulantes "foram sujeitos aos necessários procedimentos tendentes à sua identificação e consequentes formalismos de tramitação legal", pode ler-se em comunicado.

Segundo apurou o CM, dois homens foram detidos e estão à guarda da PJ. Outros quatro homens estão retidos à guarda da Polícia Marítima para processo de identificação.

"A embarcação que continha o produto estupefaciente foi conduzida para terra, a fim de se efetuarem as diligências de investigação e entrega à Diretoria do Sul da Polícia Judiciária", refere a Autoridade Marítima em comunicado. 

A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar a origem e o destino das 1,1 toneladas de haxixe apreendidas e a apurar a ligação a redes internacionais de narcotráfico dos dois homens detidos.

"Desconhecemos qual o destino das cerca de 1,1 toneladas de haxixe porque estamos perante grupos que atuam em qualquer sitio, fazendo a sua análise de risco e, consoante as informações de terra, tanto descarregam em Portugal como em Espanha, indicou o diretor da PJ de Faro.

Em declarações aos jornalistas numa conferência de imprensa no Cais Comercial de Faro, o diretor da PJ de Faro referiu que "a forma como a droga está acondicionada, indica que se está perante um 'modus operandi' diferente destes grupos".

"Estes fardos têm características diferentes das habituais", realçou Fernando Jordão.

O responsável adiantou que a PJ "vai agora desenvolver ações de investigação, nomeadamente a troca de informações com outros países, para apurar a origem e destino" do produto estupefaciente.

Segundo Fernando Jordão, o aumento de lanchas de alta velocidade ao largo das águas portuguesas "funciona como que uma plataforma, onde é aguardada a oportunidade para efetuarem os descarregamentos que podem ser em Portugal ou em Espanha.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8