page view

Apreendidas mais de 1.5 toneladas de haxixe no Rio Guadiana

Embarcação suspeita fugiu para águas espanholas, lançando dezenas de fardos ao mar.

22 de setembro de 2025 às 13:32

Uma tonelada e meia de haxixe, que tinha sido lançada à água por uma embarcação suspeita, foi esta segunda-feira apreendida pela GNR, numa operação à entrada do Rio Guadiana, no Algarve, informou a força de segurança.

"A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, esta segunda-feira, dia 22 de setembro, apreendeu 38 fardos de estupefaciente, num total de cerca de 1.520 quilos de haxixe, entre o sul de Portugal e Espanha", lê-se num comunicado da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Segundo a nota, a ação teve início após o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC) detetar uma "embarcação suspeita" a entrar no Rio Guadiana.

A Secção de Patrulhamento Marítimo do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão, no distrito de Faro, foi acionada de seguida, tendo desencadeado "uma intervenção rápida com o objetivo de impedir a introdução do produto estupefaciente em território nacional".

De acordo com a GNR, a embarcação suspeita fugiu para águas espanholas, lançando dezenas de fardos ao mar.

"Nesse seguimento, foram recuperados 38 fardos de haxixe, num total de mais de 1,5 toneladas", afirma a Guarda.

A operação contou com a colaboração da Guardia Civil espanhola, acrescenta a GNR, recordando que as duas forças de segurança têm o "compromisso conjunto no combate ao tráfico internacional de droga por via marítima".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8