Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Apreendidos 880 litros de azeite

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou, esta quarta-feira, a apreensão de 880 litros de azeite por falta de condições, o encerramento de uma unidade de embalamento do produto e a instauração de 21 autos de contra-ordenação a industriais do sector.
3 de Maio de 2006 às 17:16
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) verificou maior índice de infracções na zona Centro e Vale do Tejo
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) verificou maior índice de infracções na zona Centro e Vale do Tejo FOTO: d.r.
A intervenção da ASAE decorreu durante o dia de ontem, no âmbito de uma operação de fiscalização realizada junto de embaladores e armazenistas de azeite em todo o país, com o objectivo de determinar as condições higieno-sanitárias no seu embalamento.
Outro dos objectivos da “Operação Azeite” foi verificar a qualidade e a genuinidade do produto nas unidades fiscalizadas, sendo que a acção de fiscalização da ASAE contou com a participação de uma centena de elementos que inspeccionaram 47 distribuidores e embaladores de azeite de Norte a Sul de Portugal. No final da operação, foi apurada uma taxa de incumprimento na ordem dos 45 por cento.
As principais infracções detectadas foram a falta de sistema de auto-controlo de géneros alimentícios, deficiências na aplicação do mesmo, falta de menções obrigatórias na rotulagem, falta de licenciamento e falta de formação em higiene alimentar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)