Apreensão com suspensão do Túnel do Marão

Os 19 autarcas da Comunidade Intermunicipal do Douro mostraram-se esta terça-feira apreensivos e preocupados com a suspensão das obras na Auto-estrada do Marão por mais dois meses, tomando uma posição unânime que vai ser enviada ao Governo.
27.09.11
  • partilhe
  • 0
  • +
Apreensão com suspensão do Túnel do Marão
Túnel do Marão Foto D. R.

As obras na auto-estrada, que vai ligar Amarante a Vila Real, foram suspensas, a 27 de Junho, tendo o ministério da Economia anunciado a extensão desta paragem por mais 60 dias.  

A CIM Douro aprovou por unanimidade uma proposta onde demonstra "claramente apreensão" pela suspensão da obra, considerando que esta pode criar "sérios problemas" na concretização do projecto de ligar por auto-estrada os distritos de Bragança, Vila Real e Porto.    

A Autoestrada Transmontana e a Autoestrada do Marão são consideradas pelos presidentes de câmara "equipamentos rodoviários aguardados com muita expectativa pela região e tidos como essenciais ao desenvolvimento socioeconómico da mesma". Além disso, as duas autoestradas permitirão reduzir a sinistralidade em 23 por cento. 

A CIM Douro vai solicitar à CIM de Trás-os-Montes para que se junte  nesta tomada de posição, que vai ser enviada ao primeiro-ministro, Pedro  Passos Coelho, e ao ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira. 

Esta comunidade é constituída por 10 autarquias socialistas e nove do  PSD, designadamente Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada  à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da  Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe,  Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real.  

Representando um investimento inicial de 350 milhões de euros, a Autoestrada do Marão chegou a mobilizar, em pico de obra, cerca de 90 empresas e 1.400 trabalhadores. Este empreendimento, que deveria estar concluído até 2012, foi adjudicado ao consórcio Autoestradas do Marão, liderado pela Somague.  

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!