Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Aquecia telhas para punir esposa

Foram 44 anos de verdadeira tortura. Manuel Pereira, anteontem detido pela GNR em Serém de Baixo, Águeda, chegou mesmo a castigar a mulher queimando-lhe os pés com telhas em brasa. Maria Eugénia, de 66 anos, suportou a dor, tal como fez durante grande parte da vida, mas as marcas psicológicas ficaram. Está internada na ala de psiquiatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

19 de Fevereiro de 2012 às 01:00
Manuel Pereira (esq.) escravizou, agrediu e humilhou a mulher durante décadas, em Serém de Baixo
Manuel Pereira (esq.) escravizou, agrediu e humilhou a mulher durante décadas, em Serém de Baixo FOTO: Francisco Manuel

"Houve um dia em que a vi com panos nos pés a trabalhar no campo. Perguntei-lhe o que tinha acontecido e ela mostrou-me as queimaduras", contou ao CM Carminda Almeida, prima e vizinha de Maria.

Mas são muitos os episódios de escravatura e maus-tratos que estão na cabeça dos vizinhos. Manuel Pereira, que ficou sujeito a apresentações periódicas e está proibido de se aproximar da mulher, era um homem agressivo que sentia prazer em humilhar Maria Eugénia. Era ele próprio que cortava o cabelo à vítima, sempre muito curto.

"Cortava-lhe o cabelo, ela quase parecia um homem. Devia ser para que ninguém olhasse para ela", acrescentou ainda Carminda.

Recorde-se que a vítima chegou também a ser acorrentada a uma árvore. n

ÁGUEDA TORTURA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)