Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Área de Portugal pode duplicar

A Plataforma Continental de Portugal, ou seja as nossas fronteiras marítimas, podem ser alargadas. É esse o objectivo do ‘Projecto de Extensão da Plataforma Continental – Alargar Portugal’, cuja concretização fará com que Portugal duplique o seu território, passando dos actuais 1,8 milhões de quilómetros quadrados para quatro milhões. Este alargamento equivale a 43 vezes a área de Portugal, Açores e Madeira.
26 de Novembro de 2010 às 00:30
Professor Pinto de Abreu (à esq.) e o almirante Vieira Matias (ao lado) presidiram ao encontro na Culturgest
Professor Pinto de Abreu (à esq.) e o almirante Vieira Matias (ao lado) presidiram ao encontro na Culturgest FOTO: Duarte Roriz

O projecto foi apresentado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, em 2009. Actualmente, Portugal aguarda a nomeação de uma subcomissão junto da Comissão de Limites da Plataforma Continental para avaliar a proposta, o que deverá acontecer entre os anos de 2013 e 2015. O processo só deve estar concluído em 2016.

"O valor do mar português é reconhecido", referiu ontem Manuel Pinto de Abreu, coordenador da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, durante um encontro em Lisboa, acrescentando que, na área da biotecnologia, a exploração dos recursos marinhos pode render cerca de mil milhões de euros.

Para o professor, o projecto ‘Alargar Portugal’ não se resume ao aumento do território, significando também "mais ciência, mais tecnologia e mais inovação". Portugal está a entrar numa nova era de Descobrimentos.

Ver comentários