Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

ARMAS SAEM DA FEIRA

Um grande número de armas brancas - cerca de 130 punhais e facas - que se encontravam expostas para venda, bem como artigos de vestuário e calçado contrafeitos, no valor de largos milhares de euros, foram ontem de manhã apreendidos pela PSP de Portimão no mercado mensal desta cidade, no âmbito da denominada 'Operação Margem'.
3 de Junho de 2003 às 00:00
Na Operação Margem estiveram envolvidos 150 agentes da PSP
Na Operação Margem estiveram envolvidos 150 agentes da PSP FOTO: Miguel Vetenano
Durante a acção foi ainda detida uma mulher, de etnia cigana, por injúrias aos elementos policiais que fiscalizavam a sua bancada, e identificadas duas dezenas de outros feirantes infractores.
A operação foi desencadeada pelas 09h00 e prolongou-se até às 11h30, tendo contado com o reforço de efectivo por parte de todo o Comando de Polícia de Faro, num total de 150 elementos e 11 viaturas. A presença de um tão grande número de agentes da autoridade no mercado, que actualmente se realiza no Estrumal, perto da Praia da Rocha, despertou a curiosidade de clientes e turistas, os quais, contudo, rapidamente compreenderam que o que estava em causa era a repressão do comércio ilícito de artigos contrafeitos.
A fiscalização foi, como já se esperava, mal recebida pelos feirantes infractores, que não se coibiram de se queixar de que assim não iam ter de comer, pois ficavam sem artigos para poder trabalhar. Uma mulher, contudo, foi mais longe e insultou os agentes, pelo que foi detida e apresentada, durante a tarde, ao tribunal.
Entre o material apreendido pela PSP encontravam-se calças, 'sweats' e 't-shirts', sapatos, malas e óculos de sol, todos réplicas de diversas marcas conhecidas no mercado. Na operação foram ainda confiscadas duas carrinhas utilizadas para o transporte dos referidos artigos. No caso de uma delas, carregada de vestuário contrafeito, os proprietários terão começado por negar a posse da viatura, alegando que haviam apanhado boleia que por isso nada tinham a ver com os artigos que se encontravam no seu interior.
Com esta operação, a PSP espera ter conseguido "reprimir largamente esta forma de comércio paralelo na cidade, sobretudo na feira mensal".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)