Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

ASAE apreende 445 toneladas de produtos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu em três dias de operações de fiscalização, 445 toneladas de produtos e levantou 145 contra-ordenações, numa acção que assinala o Dia do Consumidor e que termina esta sexta-feira.
14 de Março de 2008 às 10:13
A ASAE realizou uma operação, esta manhã, entre as 06h30 e as 8h00, centrada em produtos alimentícios junto às portagens da Ponte 25 de Abril, em Almada, e noutros pontos do país. De acordo com o inspector-geral da ASAE, António Nunes, só na operação realizada ao início desta manhã, foram levantados três autos por falta de condições de higiene em produtos vegetais, num total de 40 veículos fiscalizados.
Esta operação da ASAE teve início na passada quarta-feira e tem o pretexto de assinalar o Dia do Consumidor, comemorado amanhã. Neste seguimento já foram fiscalizados 711 operadores, aplicadas 145 contra-ordenações, quatro crimes relacionados com produtos sem condições para consumo, 5 detenções e 27 suspensões de actividade em estabelecimentos comerciais como padarias, pastelarias e interpostos.
Pelo menos 70 agentes da ASAE estiveram envolvidos nestes três dias de operações, que prosseguem durante o dia de hoje e vão centrar-se nos distritos do Porto, Leiria e Faro, visando padarias e entrepostos frigoríficos.
Entretanto, dada a proximidade com a época da Páscoa, esta autoridade está a iniciar uma outra fiscalização a produtos típicos desta quadra, nomeadamente, amêndoas, e ainda o abate clandestino de animais que regista um aumento durante este período.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)