ASAE encerrou o Bacalhau à Narcisa

Um bacalhau com cebolada e batata frita às rodelas, servido numa mesa de pedra à sombra de uma ramada de vides e regado por um verde na tigela. Esta é uma das imagens da velha tasca onde, desde há mais de um século, é servido o tradicional Bacalhau à Narcisa, em Braga, e que ontem foi mandada fechar pela Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
11.09.08
  • partilhe
  • 0
  • +
ASAE encerrou o Bacalhau à Narcisa
Quando os inspectores da ASAE chegaram ao local, o velho restaurante já tinha as portas fechadas Foto Sérgio Freitas

Os inspectores já tinham notificado os proprietários do restaurante de que só podiam continuar a servir refeições se realizassem "obras de fundo" na cozinha e nas casas de banho.

Ontem, pelas 15h00, deslocaram-se à velha casa do Bacalhau à Narcisa, mas encontraram as portas fechadas, já que, pelo que apurámos, os almoços tinham terminado pelas 14h30, duas horas mais cedo do que o habitual.

O encerramento desta típica casa, que por norma figura em quase todos os roteiros gastronómicos do País, não foi bem aceite pelos clientes habituais, embora quase todos eles sejam da opinião de que as obras são necessárias.

"Eu vou lá pelo menos uma vez por semana e lamento esta situação. É certo que a casa precisa de algumas obras, mas não era preciso promoverem um encerramento compulsivo", disse ao Correio da Manhã Pedro Fonseca, que espera a reabertura da casa "o mais rapidamente possível". Já Luís Rodrigues, cliente habitual, lamenta que "a ASAE esteja a encerrar tudo o que é tradicional".

A verdade é que desde há alguns meses se constava na cidade que a ASAE se preparava para fechar este centenário restaurante, atendendo às más condições de várias partes do seu interior.

As casas de banho e a cozinha serão os casos mais gritantes, mas os inspectores terão aconselhado a requalificação de mais de oitenta por cento dos espaços interiores.

Ao que o CM apurou, a ASAE não se opõe ao serviço de refeições debaixo da ramada.

PORMENORES

GENTE FAMOSA

No Bacalhau à Narcisa parava muita gente famosa, como políticos, actores e futebolistas.

O SEGREDO DO AZEITE

O bacalhau tinha um sabor especial, mas diz-se que o segredo estava no azeite.

 

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!
1 Comentário
  • De Bomba15.11.12
    O Bacalhau à Narcisa, incorrectamente chamado assim, devido à memória do povo que é curta. Deveria-se chamar bacalhau à Eusébia nome da dona do tasco e sogra da Narcisa. O Bacalhau não era frito mas recheado em azeite.
    Responder
     
     0
    !