Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Assaltam Mosteiro de Bravões e levam oito imagens

Arrombam porta com um pé de cabra. Paróquia estima prejuízo de 50 mil euros.
Secundino Cunha 16 de Março de 2019 às 09:29
A carregar o vídeo ...
Arrombam porta com um pé de cabra. Paróquia estima prejuízo de 50 mil euros.
Oito imagens de arte sacra, seis delas antigas e de grande valor, foram, na madrugada de sexta-feira, roubadas do Mosteiro de Bravães, no concelho de Ponte da Barca.

Os assaltantes entraram por uma das portas laterais, do lado da estrada nacional, depois de a terem arrombado com recurso a um pé de cabra.

"Quando aqui cheguei, para tocar o sino, reparei que havia partes de madeira no adro e que a porta lateral estava aberta. Entrei e verifiquei que os santos tinham desaparecido", disse ao Correio da Manhã Alípio Silva, sacristão da paróquia.

Santo António, S. Braz, S. José, Coração de Jesus, S. Sebastião e Divino Salvador (padroeiro) foram as imagens antigas e de madeira roubadas, tendo os ladrões levado também uma Senhora de Fátima e uma Senhora das Dores, mas em gesso e recentes.

"Por sorte, não conseguiram entrar na sacristia, onde estavam os cálices e a custódia. E, no dia anterior, tínhamos tirado o dinheiro das caixas de esmolas", disse Alípio Silva, lamentando a perda "irreparável" das imagens, avaliadas em 50 mil euros. O caso está agora a ser investigado pela PJ de Braga.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)