Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Assaltante agride idoso até o fazer desmaiar

João Barbeiro, de 78 anos, foi atacado numa rua de Beja e ficou sem 2 mil euros.
António Lúcio 8 de Setembro de 2018 às 09:00
João Gonçalves Barbeiro foi barbaramente agredido em assalto
João Gonçalves Barbeiro foi barbaramente agredido em assalto FOTO: Direitos Reservados
Tudo apontava para mais uma "habitual saída matinal para fazer compras", mas, desta vez, João Gonçalves Barbeiro, 78 anos, foi violentamente assaltado, na manhã de quinta-feira, por um homem que o agrediu e lhe roubou cerca de 2000 euros que levava na carteira.

O crime aconteceu na rua de São Sebastião, em Beja. O idoso teve de receber assistência hospitalar depois de ter sofrido ferimentos graves na nuca, que o deixaram inconsciente vários minutos. A vítima conta ao CM que se lembra de ter saído de casa pelas 10h30, "como habitual, para comprar pão". E depois da agressão apenas se recorda de "ter acordado no hospital". "O médico disse-lhe: "Se a pancada tivesse sido um pouco mais abaixo, tinham-no matado", recorda por sua vez João Fernando Barbeiro, filho da vítima, ao CM.

O idoso, que vive com a mulher, foi comerciante mas nunca se habituou a utilizar cartões multibanco. Fazia o mesmo percurso todos os dias, normalmente com muito dinheiro na carteira. O filho acredita, por isso, que o ataque violento foi planeado. "Andaram a segui-lo depois de saberem que ele andava com dinheiro e fizeram-lhe uma emboscada", afirma.

Apesar de o assalto ter acontecido num local público, à luz do dia, não houve quaisquer testemunhas do ataque.
João Gonçalves Barbeiro foi transportado para o Hospital de Beja, de onde apenas teve alta no dia seguinte. Não se sabe com que objeto a vítima foi agredida. Tudo aponta para que o ladrão estivesse escondido à espera para atacar.
João Gonçalves Barbeiro Beja médico João Fernando Barbeiro Hospital de Beja questões sociais crime
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)