Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Assaltos a lojas e casas assustam

"Já fui assaltada duas vezes, uma vez assaltaram-me o carro e outra a minha loja, tudo numa semana. Desde essa altura que não ando descansada", conta ao CM Ana Maria, comerciante em Ílhavo. Este é um dos exemplos de assaltos que assustam os comerciantes e residentes.

26 de Outubro de 2012 às 01:00
SEGURANÇA, ROUBOS, ASSALTOS, FURTOS, ÍLHAVO
SEGURANÇA, ROUBOS, ASSALTOS, FURTOS, ÍLHAVO FOTO: Getty Images

Apesar de ser vista como uma cidade que tem vindo a melhorar no que diz respeito a segurança, Ílhavo continua a sofrer com furtos em residências e em estabelecimentos comerciais.

Só nos primeiros oito meses de 2012 já foram assaltados 35 residências e 25 estabelecimentos comerciais. Estes números preocupam a população e os comerciantes. "Apesar de achar que temos assistido a melhorias na cidade, continuamos a ter muitos assaltos a casas. Este ano já tentaram assaltar a minha, mas os meus vizinhos aperceberam-se e chamaram a polícia", relata António Marques, de 38 anos.

Os furtos em veículos também preocupam em Ílhavo. Este ano, a PSP já recebeu 32 queixas deste tipo de crime. "O meu carro já foi assaltado duas vezes, partiram-me o vidro e levaram--me o que lá tinha dentro", contou Maria Almeida.

DISCURSO DIRECTO

"A CRISE NÃO EXPLICA TUDO", Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Ílhavo

Correio da Manhã – Como avalia Ílhavo em termos de segurança?

Ribau Esteves – Ílhavo é uma cidade segura onde as pessoas andam seguras durante o dia e a noite. Ainda assim temos assistido a um aumento de alguns tipos de crime, nomeadamente os roubos por esticão.

– Como explica esse aumento?

– Não acho que a crise possa explicar tudo. É um factor, mas, na minha opinião, o grande motivo é a cada vez menos presença policial nas ruas da cidade. Essa presença policial constante nas ruas, como nós sabemos, actua sempre como factor de dissuasão criminal.

– De que forma é que a câmara ajuda as autoridades no combate à criminalidade?

– Nós criámos uma Comissão Municipal de Segurança onde, em cooperação com as autoridades policiais, fazemos estudos da criminalidade e preparamos medidas de prevenção e de combate ao crime.

SEGURANÇA ROUBOS ASSALTOS FURTOS ÍLHAVO
Ver comentários