Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Assassina mulher e lava o cadáver

Nelson Santos usou machado para atingir a mulher, de 53 anos, na cabeça.
Ana Isabel Fonseca 17 de Novembro de 2014 às 08:01
Mulher de Vila Pouca de Aguiar já seria vítima de violência há mais de 20 anos
Mulher de Vila Pouca de Aguiar já seria vítima de violência há mais de 20 anos FOTO: Nuno Fernandes Veiga

Maltratada há mais de duas décadas, Guilhermina Rodrigues, de 53 anos, foi novamente atacada pelo marido na noite de 21 de março de 2012, na casa onde viviam, em Vila Pouca de Aguiar. Durante a discussão, Nelson Santos, de 68 anos, pegou num machado e desferiu um golpe na cabeça da mulher. Deixou-a a morrer no chão da sala e, uma hora depois, quando viu que estava morta, deu-lhe banho para apagar os vestígios do crime. Foi condenado a 12 anos de cadeia, pena agora confirmada pela Relação do Porto.

O homem foi condenado por um crime de ofensas à integridade física agravadas pelo resultado. Isto porque, em tribunal, ficou provado que foi a falta de auxílio médico que levou a mulher à morte.

"O arguido não prestou o auxílio que se impunha nas circunstâncias concretas. Viu que a vítima estava sem sentidos e sofria uma vasta hemorragia, mas não chamou por socorro", lê-se no acórdão do Tribunal da Relação do Porto.

No julgamento ficou provado que Nelson, que estava desempregado, começou a discutir com a mulher ao final da tarde do dia anterior. "Está calada ou enterro-te um pau pela garganta abaixo", disse o arguido. Já por volta das 03h00, atacou Guilhermina com o machado, arrastou o corpo da cozinha até à sala e tapou-o com um cobertor. Ao lado colocou um aquecedor. O homem – que está preso desde a altura do crime – foi dormir e, quando acordou, viu que Guilhermina – que era empregada doméstica – estava morta. Foi detido horas depois.

Vila Pouca de Aguiar Tribunal da Relação do Porto crime homicídio cadáver violência doméstica polícia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)