Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Associação de Amas condena 'firmemente' maus tratos a crianças em creche ilegal

A Associação dos Profissionais no Regime de Amas (APRA) condenou hoje "firmemente" os maus-tratos infligidos a crianças numa creche ilegal que funcionava em Lisboa e que foi encerrada na última quinta-feira pelas autoridades.
3 de Junho de 2011 às 09:41
Creche ilegal encerrada ontem, em Lisboa, após denunúncia de maus tratos
Creche ilegal encerrada ontem, em Lisboa, após denunúncia de maus tratos FOTO: João Miguel Rodrigues

Em comunicado, esta associação faz saber que "condena firmemente, as práticas criminosas que a reportagem no telejornal na SIC nos revelaram, esta pessoa não merece sequer lhe chamem ama".

De acordo com o documento, "as verdadeiras AMAS estão enquadradas em Instituições quer da segurança social, quer das Misericórdias e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)".

Recordando o facto do secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, e da ministra do Trabalho e Solidariedade Nacional, Helena André, pretenderem "enquadrar as amas lucrativas na legislação que rege as amas enquadradas pelas instituições", a associação foi clara.

"A APRA rejeita completamente qualquer colagem das amas a este tipo de pessoas porque não têm perfil nem dignidade para esta profissão".

Recorde-se que, na quinta-feira, duas mulheres foram constituídas arguidas no âmbito de uma investigação por alegados maus-tratos a crianças, facto que levou ao encerramento da creche ilegal a funcionar em Lisboa.

Na busca participaram, além do Ministério Público e da PSP, uma perita médica da Delegação de Lisboa do Instituto Nacional de Medicina Legal e técnicos da Segurança Social.

Segundo o presidente do Instituto da Segurança Social, Edmundo Martinho, a denúncia, com o suporte em vídeo, foi entregue à televisão SIC e à Procuradoria-Geral da República (PGR), que requereu um mandado de busca à casa, situada na avenida Miguel Bombarda, em Lisboa.

creche ilegal ama Associação dos Profissionais no Regime de Amas APRA Instituto da Segurança Social
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)