Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Ataque ao ouro

Assaltantes armados atacaram ontem exactamente à mesma hora – 12h00 – um ourives em Portomar, Mira, e uma loja de venda de ouro em Albufeira. Em Mira, o ourives José Colaço, de 67 anos, foi agredido por três homens que lhe levaram o carro com várias malas de ouro.
31 de Maio de 2011 às 00:30
Loja de compra e venda de ouro assaltada em Albufeira
Loja de compra e venda de ouro assaltada em Albufeira FOTO: d.r.

Os assaltantes esperaram que procedessem ao carregamento da viatura e só atacaram quando a carga estava praticamente completa. José Colaço preparava-se para viajar para Lisboa para fazer uma entrega, mas foi atacado ainda no parque de estacionamento, nas traseiras da loja.

Os homens armados saltaram os muros de protecção, apontaram as armas ao ourives e a um funcionário e agrediram-nos a murro e pontapé, antes de se porem em fuga na viatura da vítima, um Audi A6. O valor do ouro roubado ainda não está apurado, mas, segundo fonte policial, será avultado.

Um vizinho de um andar superior do prédio ainda tentou travar o assalto, atirando com um vaso de flores aos ladrões, que reagiram disparando vários tiros para o ar, mas ninguém foi atingido. O ourives teve de receber tratamento hospitalar devido às agressões que sofreu na face e na zona do peito. Ao início da noite ainda estava no hospital em Coimbra onde fez exames.

Dorindo Martins, amigo do ourives, cruzou-se com os assaltantes poucos minutos após o roubo. "Eu vinha de Aveiro e o carro seguia em sentido contrário. Ia um homem de cabelo rapado a conduzir e pensei que fosse o empregado do ourives", refere Dorindo Martins que só soube do assalto mais tarde.

Em Albufeira o roubo foi praticado por um homem sozinho, armado com uma pistola. Com apenas uns óculos escuros a taparem--lhe a cara, o assaltante atacou à luz do dia e com grande rapidez, levando apenas dinheiro. Entrou na loja e, apontando a arma à única funcionária, disse que era um assalto. Esta deu-lhe o dinheiro e o homem fugiu a pé. Não se sabe se teria alguém à espera no exterior numa viatura para concretizar a fuga.

MIRA ALBUFEIRA OURIVESARIA ASSALTOS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)