Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Atira-se ao poço e salva a vizinha

Mulher de 71 anos caiu quando pretendia reparar o motor. Gritos alertaram um familiar, que também chamou por socorro. Morador foi o primeiro a chegar.
16 de Maio de 2014 às 13:11
Vítima foi transportada para o Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira
Vítima foi transportada para o Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira FOTO: José Rebelo

Surpreendida pela avaria inesperada do motor do poço de casa, Maria Leonilde tentou resolver sozinha o problema. Ao abrir a tampa do poço, que tem mais de seis metros de profundidade, a mulher de 71 anos desequilibrou-se e caiu. Os gritos alertaram um familiar que estava a poucos metros do local e que logo pediu socorro. O primeiro a chegar foi o vizinho Ricardo, que se lançou para dentro do poço e conseguiu manter a vítima à superfície da água até à chegada dos Bombeiros de Ovar.

O acidente ocorreu pelas 10h15 de ontem, na travessa da Preguiça, em Arada, Ovar. Na queda, a mulher escapou a uma placa de cimento – localizada a meio do poço –, que poderia ter sido fatal. Durante cerca de meia hora, Ricardo esteve ao lado de Maria Leonilde, nunca deixando que a mulher perdesse as forças.

A vítima conseguiu manter se agarrada a um cabo que sustentava o motor que tinha ido reparar e assim manter-se à tona da água. Quando os Bombeiros de Ovar chegaram, vários outros voluntários da corporação que moram nas proximidades já se encontravam no local e ajudaram nos trabalhos de socorro.

Por volta das 10h50, Maria Leonilde já tinha sido retirada do estreito poço. Apresentava sinais de hipotermia. Apesar de exausta, a mulher estava consciente e orientada. Foi estabilizada no local pelos bombeiros e pela equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Santa Maria da Feira, para onde foi transportada.

ovar desceu agua poço salvar vizinha
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)